Secretário tranquiliza população da Realengo e diz que UPP continua na comunidade
quinta-feira, 28 de junho de 2012O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, tranquilizou a população do Batan, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27), desmentindo comentários de que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade seria removida.
Moradores da região disseram que a proprietária do imóvel onde fica a base da unidade na favela teria pedido a casa de volta. Beltrame disse que ficou sabendo da informação, mas que a secretaria não foi informada formalmente.
— Se isso aconteceu, precisamos ser avisados. O que eu posso garantir é que a comunidade não ficará sem UPP.
Ele negou que os PMs deixaram o imóvel e que foram para a instalação do Jardim Água Branca.
A comunidade do Batam ganhou a UPP no dia 18 de fevereiro de 2009. A unidade tem 106 policiais e a casa onde a UPP funciona era uma base de criminosos. No imóvel há piscina, salas de aula e uma horta comunitária.
Próxima UPP: Rocinha
A secretaria de Segurança Pública inaugurou nesta quarta-feira as primeiras UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Complexo da Penha, vizinho ao conjunto de favelas do Alemão, na zona norte do Rio. O governador Sérgio Cabral disse que a Rocinha, já pacificada, é a próxima a ter sua base inaugurada.
— O nosso próximo passo é dar continuidade à UPP da Rocinha.
Ao todo, 400 policiais militares atuarão nas UPPs Chatuba e Fé/Sereno, cuidando da segurança de 13,5 mil moradores em dez localidades da Penha. A primeira unidade será comandada pelo capitão Bruno Leite, 31 anos, e contará com efetivo de 230 policiais. Já a segunda será comandada pelo capitão Leo Ludolff, 37 anos.
Fonte: R7