Prefeitura realiza cerco a escolas em Realengo e região para evitar congestionamento
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013Mapeamento feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro identificou as 40 unidades de ensino, entre escolas e faculdades, que mais provocam congestionamento no trânsito durante a entrada e saída de estudantes.
Todas já foram notificados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Desde o começo das aulas elas são alvo da operação de fiscalização “Volta às Aulas”, que tem apoio da Guarda Municipal, para tentar reduzir impactos no fluxo de veículos.
Com a mudança no bairro de Realengo, pais e responsáveis não poderão, por exemplo, parar os carros em fila dupla em frente às escolas. “Não são mais toleradas infrações que vinham ocorrendo, como parar em locais proibidos”, avisa o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório.
Segundo ele, a operação não tem prazo para terminar. “A intenção não é punitiva, e, sim, de orientação. Porém, vamos aplicar penalidades a quem insistir em cometer a infração. Esperamos uma mudança de comportamento”, diz o secretário.
Se o problema se mantiver, as escolas terão que adotar medidas para atenuar os impactos, como a contratação de serviço de apoio ao tráfego, seguindo planejamento da CET-Rio.
A SMTR solicitou às escolas que orientem pais a adotar o transporte escolar feito por vans, ônibus e micro-ônibus – o que é uma despesa extra para os pais, já que o transporte é pago.
O Procon do Rio aconselha que as famílias busquem informações sobre o condutor e o veículo. O ideal é que haja um auxiliar para cuidar das crianças no carro. Vale checar condições de higiene, conforto e segurança da condução. E não aceitar veículo sem cinto de segurança.
Os 1.318 veículos escolares terão até dia 8 de março para fazer vistoria na SMTR. O agendamento deve ser feito pelo site rio.rj.gov.br/web/smtr e acessar o link “escolar on line”. A Gerência de Vistoria fica na Estrada do Guerenguê 1.630 Curicica, Jacarepaguá.
Lista de escolas na mira da prefeitura
Veja abaixo a relação das 40 escolas e faculdades que serão alvo da operação especial de fiscalização da prefeitura para reduzir os congestionamentos na cidade.
Zona Sul do Rio de Janeiro
Colégio Santo Inácio, Colégio Corcovado, Escola Britânica e Liessen (Botafogo); Colégio Padre Antônio Vieira, Colégio Pedro II e Colégio Andrews (Humaitá); Colégio São Vicente de Paulo e Colégio Sion (Cosme Velho); Colégio Franco-Brasileiro (Laranjeiras); Colégio Teresiano, PUC e Escola Nova (Gávea); Santo Agostinho (Leblon); e Escola Britânica (Urca).
Centro
Colégio Cruzeiro e Colégio de São Bento.
Zona Norte
Sistema pH de Ensino, Colégio Pedro II e Colégio Militar (Tijuca); Colégio Imaculada Conceição de Maria, Colégio Martins, Colégio Santa Mônica e Colégio Pedro II (Grande Méier); Colégio Modelar Cambaúba (Bairro da Ilha do Governador); Colégio Santa Mônica (Cascadura e Bento Ribeiro); Sistema Elite e Colégio Lemos de Castro (Madureira).
Zona Oeste
Colégio pH, Colégio MOPI, Escola Parque e Colégio Santa Mônica (Barra); Colégio Cruzeiro e Santa Mônica (Jacarepaguá); Faculdades São José (Realengo); Faculdades Integradas Simonsen e Cândido Mendes (Padre Miguel); Santa Mônica e Colégio Afonso Celso (Campo Grande); Colégio Monteiro Lobato (Guaratiba).
Fonte: O Dia